segunda-feira, 11 de março de 2013

Amar e Educar

Acho que um dos maiores medo de uma mãe e de um pai é o futuro dos filhos. Quando pensamos em ter um filho, já vem em mente como ele será, se ele será inteligente, culto, educado, que profissão irá seguir... Porém o mundo também oferece situações "prazerosas e desafiadoras" para a família. Situações que podem comprometer ou colocar em dúvidas o que estamos tentando passar para nossos filhos.  Como então, cuidar dos nossos filhos para que ele seja feliz e siga o que você acha correto?
Final de semana, tivemos nosso encontro de casais, e esse foi um dos temas discutidos... e  chegamos a conclusão a resposta para essa pergunta é LIMITE.
Segundo o psicólogo Dr. Ivan Capelatto, na revista Brasil Cristão, os limites impostos aos filhos tem duas finalidades:
1º Mostrar  que o amor dos pais é constant, e que o filho lhes pertence.
2º Que o filho deverá se transformar em un adulto, dono de si mesmo, que age segundo o desejo que construiu para si, um desejo que preserva a vida, que mantém ligado ao seu objetivo de vida, ao sonho realizado por ele mesmo, então vivendo como ser autônomo, que sabe cuidar e se protejer.
Os limites são atos que guiam a vida do filho ainda adolescente. Os pais devem conversar e chegar a um consenso e definir os "sins" e os "nãos" que vão regular as saídas, as amizades, os lugares. Enfim, que vão dirigir as escolhas ainda imaturas do filho. Sabemos que essas atitures irão gerar muitos conflitos, mas quem senão os pais para suportar uma crise de raiva, choro e ódio, sabendo que esta atitude é para o bem dos filhos.
Devemos passar para nossos filhos o porque queremos que eles faças tão coisa e não simplismente proibir. Hoje as informações chegam muito rápido em nossas casas e devemos estar preparados para saber como passar para nossos filhos. Não é uma missão fácil, mas com certeza nosso coração falará mais forte e saberemos qual caminho tomar.

Super beijo e boa semana
Bina

Nenhum comentário:

Postar um comentário