quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avós e netos.... um encontro enriquecedor

Como ja falei, estamos morando com os meus sogros e a um tempo atrás, estava assistindo a um programa na GNT - Quebra Cabeça. E o tema era  "qual é a importância dos avós na vida das crianças". E a resposta da pscanalista Regina Orth de Aragão foi que os avós tem uma função muito importante na vida dos netos, pois representam um amor seguro, um amor mais tranquilo pois não tem a responsabilidade direta na educação, e se tem, devem fazer de modo complementar e harmonico com os pais (claro que isso seria o ideal). A entrevista completa vocês podem ver no site da GNT (http://gnt.globo.com/quebracabeca/videos/_1636079.shtml). É bem interessante.
Achei um tema muito bom e me fez analisar o dia-a-dia dos meus filhos com o Vô Toninho. Claro que eles gostam muito da Vó Cleide e dos meus pais, o Vô Ni e a Vó Raquel, mas com o Vô Toninho, o negócio é diferente. Principalmente o Netto. Para vocês terem ideia, eles fazem muitas coisas juntos, o Netto tem muita confiança e liberdade com o avó. Muitas vezes cheguei a brigar com ele, porque ele falava com o avô, como estivesse falando com um amiguinho da sala. Mas depois que vi essa reportagem e li mais sobre o assunto cheguei a comclusão que isso é bom para os dois. Pois chega a ser mais que amizade, é companheirismo. Coisa que os pais muitas vezes não conseguem pois estão muito "envolvidos" com a educação e responsabilidades de "ser pai". Quem de vocês não gostavem de ir na casa da vó, porque podiam fazer de tudo. Eu mesmo, não saia da casa dos meus avós paternos, lembro que uma vez pedi pra dormir na casa da minha vó só para assistir ao filme Exorcista, kkkkk, me ferrei, porque minha vó deixou eu assistir, mas eu morri de medo e tive que dormir sozinha.
Claro que os avós não podem e não devem se intrometer na educação dos netos e nem os pais passarem essaresponsabilidade para os avós. Como se dizem por aí, avós são pais com açúcar. São importantes, sim, claro que são, mas cada um no seu quadrado....
Assim  como eu tive avós maravilhosos que deixaram lembranças maravilhosas, quero que meus filhos também tenham ótimas lembranças de seus avós.
Ahh só pra lembrar, eu ainda tenho uma vózinha linda que é um show de mulher.... que amo muito. É bom chegar aos trinta e poucos anos, podendo ter o carinho de avó.

Super beijo

Bina
Võ Toninho, com os netos.


4 comentários:

  1. Muito lindo! Sei bem como é esse relacionamento deles, como não se emocionar :) Pena que a Aimêe não tava na foto né!? Boa praia, divirtam-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... era a unica que eu tinha... mas o vô Toninho nãoé assim só com o Netto. É gostoso ver a Aimêe conversar com ele, parece uma mocinha.

      Excluir
  2. Realmente... avós deixam uma marca profunda na vida de qualquer criança. Feliz daquela que pode contar com essa companhia tão agradável.

    ResponderExcluir
  3. Voltei esse final de semana da casa dos meus pais no Paraná ... e Bina lendo seu post, lembrei de cada momento da Sophia com eles ... a liberdade que ela tem de pedir, de chamar, sem medo ou restriçoes ... lembro bem que estávamos dançando a famosa musica "Xuxuxu Xaxaxa", herança de máe para filha (rsrs) e começou um temporal, e ela saiu correndo chamando pela "Vovó Carmen" e grudou no pescoço da Vó, ... e eu ali do ladinho dela ... porque tal escolha? a Confiança, o tal "Pais com açucar" que você comentou, ... beijos amiga!!! Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir