segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A importância do Elogio

Essa noite fiquei pensando sobre o que escrever.... e eu queria algo que você interessante e contasse um pouco da minha rotina de mãe de 2 meninos. A primeira coisa que veio foi a diferença de idade dos dois... 8 anos. É muita coisa... o Nettinho queria muito um irmão, mas hoje ele reclama, e muito. E com o passar dos dias tenho notado que estamos cobrando muito do Netto... e a consequência dessa cobrança são os "xingamentos". Eu achava que pegava leve, em comparação ao pai, mas xingamentos são xingamentos. Ao chamar ele de preguiçoso, desastrado, desorganizado, que ele nunca faz nada certo, achava que estava corrigindo, meu objetivo era que ele melhorasse e cuidasse do que é dele. Quem que não gosta de receber elogios, principalmente quando estes são sinceros, descompromissados, que não esperam nada em troca. Segundo um artigo que eu estava lendo no Blog do Jorge Montardo. "Para a criança, o elogio é uma força poderosa, pois a liberta para buscar novos desafios sem medo de errar e ser severamente criticada por isto. E uma criança confiante, reconhecida pelo que faz e pelo que ela é, buscará em sua trajetória novos estímulos através de atitudes cada vez mais corretas e adequadas." Pronto, levei um baita puxão de orelha. Acho que por ele ja estar com 9 anos, ja está maduro o suficiente, mas pelo jeito errei, e errei feio. Claro que não significa que não se deve corrigir os erros, mas saber colocar as palavras certas e da forma certa. Não há dúvidas de que a valorização do que é bom produz muito mais resultados do que a crítica do que está errado.
Por falar nisto, você já elogiou seu filho hoje?

Antes de encerrar esse post, preciso contar como foi minha esperiência com a "Hora de Dormir" do Gabriel... Nada certo... ele está dormindo mais cedo, sem o soninho das 6 horas... mas dorme muito cansado. Resultado disso... noite reclamando e mamando muuuuiiiiito. Hoje (segunda feira) voltaremos com o soninho das 6, quem sabe um pouco mais cedo, pra ele e pra mãe dele (EU) dormirmos melhor a noite.

Super beijo e não esqueçam de elogiar seus filhos...
Bina
Meus amores!!!

Um comentário:

  1. Sim, o elogio é muito importante, já foi comprovado cientificamente. Eu chamo muito a atenção das meninas, mas elogio muiiiitooo também. Muito bom o post. Se elogiei, sim na hora do almoço que hoje foi bonito :) ah, quanto sono, infelizmente nem sempre deixar acordado é a melhor tática, boa sorte!
    A cara de sapeca do Gabriel na foto, kkkk.

    ResponderExcluir