quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Convulsão Febril

Faz uns vinte dias que meu filho mais novo, o Gabriel, nos deu um baita susto. De manhã, era quase 6 horas da manhã, senti ele bem quente, medimos a febre e ele estava com 38,8. Como de costume demos o paracetamol (Tylenol bebê). Como ele havia acordado, dei de mamar para ele voltar a dormir. De repete, ele começa a se tremer e a virar os olhinhos. Foi a pior cena da minha vida. Me apavorei, sai berrando para meu marido levá-lo para o hospital. Mas graças a Deus, meu marido manteve a calme e somente pediu para ligar para o SAMU. O episódio não durou nem um minuto, os paramédicos levaram 4 minutos para chegar (o que pra mim demorou uma eternidade), levamfaos ele para o Dona Helena, onde ele foi medicado e feito uma bateria de exames, onde acusou nada... o porque isso aconteceu? a febre subiu muito rápido (e olha que não foi febrão).
Uma outra curiosidade, não posso afirmar pois não sou médica, é que o paracetamol é recomendado para febre baixa até 37,8, para depois disso aconselha o ibuprofeno (até 38,8) e para febrão acima de 39, recomenda-se o dipirona. 
Por que que estou relatando isso... Simplismente para orientação.... Primeiro, caso isso venha acontecer, apesar da cena ser feia e assustadora, mantenha a calma. Segure a cabecinha para não bater e vire-a de lado, para não houver engasgo. Passado o episódio, leve a criança para o hospital.

Segundo o pediatra que atendeu o Gabriel, isso é muito comum acontecer em crianças de 0 a 6 anos, é benigno, ou seja não deixa sequelas, e muitas vezes só acontece uma vez. Mas como ja aconteceu com o Gabriel, os médicos pedem para, assim que sentirem o bebê quentinho, primeiro mediquem para depois colocar o termômetro. Para ajudar a baixar a febre, um banhinho morno ajuda a baixar até um grau.
Foi um grande susto, mas graças a Deus com final feliz....o que me deixou mais impressionada, é que o danadinho, mesmo doentinho não deixou a peteca cair.... fazia suas peripercias....
Tem um blog que tem esse mesmo assunto, escrito por um trio de pediatras, muito bom vale a pena dar uma olhadinha... http://pediatrio.blogspot.com.br/2011/11/convulsao-febril.html

Super beijo
Bina

Um comentário:

  1. Uiixx, nem me fale, quando eu falei com a mãe ao telefone e ela chorando... minhas pernas ficaram bambas. Nem imagino o susto, porque só passando pra saber. Mas ele é um superman mesmo, quando vi ele a tarde desse mesmo dia, já tava todo sapeca, graças a Deus. Beijos.

    ResponderExcluir