quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grávida, eu?

Essa semana recebi um monte de notícias de mamães frescas.... então fiquei lembrando do dia em que soube que eu estava grávida...
A gravidez do Netto foi surpresa... pouco depois do natal de 2002, estava com muita dores no peito, estavam inchados e cheios de cistos. No dia 06 de janeiro, fui procurar minha médica e ela pediu uma bateria de exames entre eles o de gravidez. No dia, minha mãe estava viajando e só nos falávamos por telefone e quem foi me acompanhar foi meu marido. Lembro que fui de manhã e a tarde ja peguei os resultados. Na hora fiquei sem ação... mas tive que falar pra minha madrinha e só depois de um tempo que eu liguei para o Ju (que na época era meu namorado). Fizemos uma ultrasom na sala do médico e o meu marido não parava de rir... Eu posso afirmar que ele ficou super feliz, pois não conseguia disfarçar... foi muito engraçado.
Ja do segundo foi uma gravides planejada... demorou uns 2 anos depois que parei o comprimido. Lembro que era uma sexta feira, final de outubro. Como nós íamos fazer um cruzeiro em fevereiro, coloquei na cabeça que precisava emagrecer, mas não queria fazer nada sem saber se estava grávida, então fui a pé até o laboratório (cerca de 4 km), caso desse positivo iria fazer uma surpresa para o meu marido e filho, o resultado saiu no sábado de manhã por e-mail.... o resultado: INCONCLUSIVO.... Na hora fiquei sem saber e na dúvida se falava ou não para eles. Mas como sou muito agoniada acabei falando e a festa foi grande, mesmo o exame não sendo exato, tínhamos a certeza que a família iria aumentar. Refiz o teste uma semana depois... e segundo o médico o resultado saiu como inconclusivo pois estava no comecinho da gestação, menos de um mês.
E vocês, ja são mães? e como descobriram que estava grávida?

Super beijo

Bina

sábado, 13 de abril de 2013

Gabriel e seus desenhos...

Ultimamente umas das atividades que o meu pequeno tem feito, e que da uns minutos de sossego pra mamãe é o desenho... Engraçado que a pouco tempo atras ele só "rabiscava" o papel... e hoje em dia ele ja tem uma pequena noção... ele gosta que desenhamos o rosto pra ele fazer a boca, o nariz e os olhos... e o mais gostoso é ele desenhando e falando o que está desenhando... Conversando com uma amiga professora, ela me dizia que tudo é fase... então a mamãe aqui, foi pesquisar....
E olhem que interessante:

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos. Na evolução da garatuja para o desenho de formas mais estruturadas, a criança desenvolve a intenção de elaborar imagens no fazer artístico. Começando com símbolos muito simples, ela passa a articulá-los no espaço bidimensional do papel, na areia, na parede ou em qualquer outra superfície. Passa também a constatar a regularidade nos desenhos presentes no meio ambiente e nos trabalhos aos quais ela tem acesso, incorporando esse conhecimento em suas próprias produções. No início, a criança trabalha sobre a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo. No decorrer da simbolização, a criança incorpora progressivamente regularidades ou códigos de representação das imagens do entorno, passando a considerar a hipótese de que o desenho serve para imprimir o que se vê.
É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade. Esta maneira de desenhar própria de cada idade varia, inclusive, muito pouco de cultura para cultura.

Luquet Distingue Quatro Estágios:
1- Realismo fortuito: começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco. A criança que começou por traçar signos sem desejo de representação descobre por acaso uma analogia com um objeto e passa a nomear seu desenho.
2- Realismo fracassado: Geralmente entre 3 e 4 anos tendo descoberto a identidade forma-objeto, a criança procura reproduzir esta forma.
3- Realismo intelectual: estendendo-se dos 4 aos 10-12 anos, caracteriza-se pelo fato que a criança desenha do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura diversos pontos de vista ( perspectivas ).
4- Realismo visual: É geralmente por volta dos 12 anos, marcado pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um enxugamento progressivo do grafismo que tende a se juntar as produções adultas.

Marthe Berson distingue três estágios do rabisco:
1 - Estágio vegetativo motor: por volta dos 18 meses, o traçado e mais ou menos arredondado, conexo ou alongado e o lápis não sai da folha formando turbilhões.
2 - Estágio representativo: entre dois e 3 anos, caracteriza-se pelo aparecimento de formas isoladas, a criança passa do traço continuo para o traço descontinuo, pode haver comentário verbal do desenho.
3 - Estágio comunicativo: começa entre 3 e 4 anos, se traduz por uma vontade de escrever e de comunicar-se com outros. Traçado em forma de dentes de serra, que procura reproduzir a escrita dos adultos.

É interessante para ficarmos de olho nos desenhos dos nossos pequenos... o que pode parecer apenas rabiscos tem muita coisa pra nos dizer.



1º eu desenhava o corpo e ele completava...

Aqui ele ja desenhou sozinho...

Super beijo
Bina 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Vamos Ajudar???



Sábado dia 06/04 quando paramos no semáforo, presenciamos uma turma de voluntários da Adesd fazendo pedágio para arrecadar dinheiro para associação. Claro que ajudamos, mas gostaria de fazer mais. Então hoje liguei pra lá e conversando com a Solange, a presidente da Associação vi que eles precisam e muito da nossa ajuda. E olha que eles não pedem muito... Então fica muito fácil de ajudar.

Mas o que é ADESD??

É uma Associação sem fins lucrativos que atende há 22 anos, exclusivamente, pessoas com Síndrome de Down.  Atualmente, tem em seus cadastros 104 e atende 49 usuários disponibilizando: Assessoria Pedagógica, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem e Terapia Ocupacional. Fica situada na Rua Mário Lobo 106 no 2º Piso do Shopping Cidade das Flores no centro de Joinville.
Fone: (47) 3423-2102 e-mail: adesd.joinville@yahoo.com.br 
CONTRIBUIÇÕES: AG:3155-0 CONTA:3777-X BANCO DO BRASIL.

Um dos pedidos é doação de roupas, calçados e brinquedos para o 4º Brechó, que será realizado na Festa do Trabalhador, dia 1º de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Para os empresários e donos de lojas que estão com mercadorias “trancadas” no estoque, uma ótima sugestão é doa-las para o brechó.
Um outro pedido é a ajuda financeira. Pode ser via boleto (só solicitar via e-mail) ou em depósito bancário. E não precisa ser muito, apenas R$ 10,00 já ajuda muito.
Se você ficou interessado e gostaria de conhecer um pouco mais, visite a página da Adesd no Facebook. A página é http://www.facebook.com/adesd.joinville.
               

Super beijo
Bina

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Final de semana...

Meu fim de semana começou bem... apesar do maridão ir para o futebas e chegar quase 1 da manhã e achar super normal. Como sexta é dia de futebol, peguei um filminho pra eu assistir com o Netto. Pegamos Hotel Transilvânia, Lanterna Verde e Intocáveis. Pra começar assistimos Hotel Transilvânia... Muito legal... vale a pena assistir e ver que filhos não são pra gente, e sim para o mundo.
Sábado foi bem corrido... começamos com a Rua do Lazer do CEMA, colégio onde o Netto estuda... tinha muitas atividades para as crianças.... passeio com cavalos, aulinhas de pintura em tecido, passeio de bicicletas e até trenzinho da alegria.... o Gabriel adorou. E o Netto ainda se apresentou na Turma do Batuque. A tarde fomos visitar mais uns apartamentinhos.. que se Deus quiser logo escolheremos o nosso. Ainda rolou uma festinha de um aninho do Nícolas. Amiguinho do Gabriel, do nosso grupinho de casais. E a noite tivemos o Terço da família aqui em casa.... Quem sabe eu me acalme.... Domingo... almocinho com o Grupo Cheio da Graça, la em Garuva, na chácara do casal amigo. Estava maravilhoso.... o Nettinho pescou, andou a cavalo, andou de canoa e ainda tomou um banho de lagoa... O Gabriel brincou um monte.... tanto que nem quis fazer a "naninha" da tarde.
E pra terminar melhor ainda... ganhei um kit da Avon pelo blog Dondokeando.

Super beijo e que tenhamos uma semana abençoada.

Bina

Passeio de canoa

  
Gabriel aproveitando

terça-feira, 2 de abril de 2013

Querer fazer tudo...

Ultimamente ando querendo fazer tudo e não conseguindo fazer nada.... na verdade, to me dedicando mais a costura... e estou amando. To me sentindo a TAL!!! Mas como só faço as coisas quando o Gabi dorme então tenho que escolher entre costurar e escrever no blog. Ai você deve se perguntar, mas porque não escreve a noite, ou em outro horário? Porque sempre que vou mexer no computador ele vem correndo e pedindo pra por o hino do Jec.
 Hoje o dia foi o Ó... minha vontade era de sair por ai, sem destino, mandando tudo pro alto.... Mas como não podia me peguei na roupa pra passar... ja que ontem deu um sol lindo e consegui lavar toda a roupa suja do feriadão.... De manhã, apesar de estar com uma baita dor de cabeça, passei toda a roupa... mas como fui fazer o almoço acabei deixando em cima da mesa pra guardar mais tarde. Pedi pro Netto guardar as deles e deixar as minhas que guardava depois. Depois do almoço fui pegar para guardar e cadê???? Procurei no guarda roupa do Netto, achando que ele havia guardado e nada... adivinha onde estava??? dentro do balde, toda amassada....  e quem será que fez isso??? Só pode ser o Gabriel.... o anjinho da mamãe!!! Confesso que minha vontade era de esganar, mas respirei fundo e fui pra costura... o que me acalma. Resultado: Uma saia que ameiiiiii. Tem muitos defeitos, percebível a olho nu... mas no corpo da pra disfarçar.... Mas pra quem não fez nenhuma alma de corte e costura, ficou ótima....
Minha obra de arte...

Super beijo e uma ótima semana pra nós... é o que espero!!!

Bina